• CARRANO SOLAR - Soluções completas em Energia Solar Fotovoltaica.
  • Central de Atendimento: (41) 99986-0221
  • E-mail: vendas@carranosolar.com.br

PAINÉIS SOLARES DUAS VEZES MAIS EFICIENTES COM NOVA TECNOLOGIA DE LENTES

Uma empresa Suíça criou um método que vai permitir colocar à disposição de todos nós painéis solares que são duas vezes mais eficientes quando comparados com os painéis solares fotovoltaicos tradicionais atuais.

Os painéis solares fotovoltaicos tradicionais têm em média uma eficiência de conversão de luz solar que ronda os 15 a 19%, existem no entanto painéis solares que possuem um valor superior de eficiência, mas são normalmente destinados a projetos especiais e têm utilizações restritas, ou seja não estão disponíveis para venda no mercado.

Este é o caso dos painéis solares fotovoltaicos usados nos projetos espaciais.

A empresa Suíça Insolight pretende tornar viáveis em termos de preço os painéis que são usados nos equipamentos espaciais. Assim, será possível que painéis solares fotovoltaicos com uma taxa de eficiência que varia entre os 30% e os 37%, fiquem disponíveis para venda a nível mundial.

Os painéis solares criados pela spin-off da Universidad de Lousanne têm uma eficiência de conversão que é o dobro dos painéis solares tradicionais que atualmente estão disponíveis no mercado.

A solução da Insolight para baixar o custo dos painéis solares passa por adicionar às células solares uma camada de lentes com um formato em forma de favo.

Esta nova camada de lentes direciona a luz solar para uma pequena área onde se encontram as células solares fotovoltaicas. A outra vantagem do uso da camada de lentes é que a refração solar faz com que a posição do sol não seja tão relevante como é para o caso dos painéis solares fotovoltaicos tradicionais.

Esta solução engenhosa da Insolight, apesar de nova é compatível com os sistemas solares fotovoltaicos atuais, pelo que poderá ser adaptada facilmente pelo principais fabricantes mundiais de painéis solares, ou mesmo ser adaptada pelos próprios consumidores.